• Ana Rita Gimenes

Como hidratar espuma floral

A espuma floral foi desenvolvida nos anos 50, nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil somente no final dos anos 70. Antes da espuma floral usava-se muito musgo encharcado para montar bases e fixar flores e folhagens para arranjos. Esse musgo até hidratava um pouco as flores e folhas, mas elas estragavam mais rapidamente pelas bactérias e fungos presentes no musgo.

Espuma floral é um sub produto de petróleo, e o produto tradicional não é biodegradável, levando anos para se decompor na natureza. Ele é entretanto, neutro, e por isso não emite nenhuma toxina depois de descartado. Para fins de reciclagem pode ser colocado junto com plásticos.


A empresa OASIS desenvolveu uma espuma floral recentemente que é mais bio degradável, levando quase 2 anos para se decompor, que é muito menos do a que espuma floral tradicional.



Sortimento de formatos em espuma floral

Hoje existe uma infinidade de formas e tamanhos de espuma floral no mercado, inclusive no Brasil. O formato mais comum é bloco ou "tijolo" vendido no atacado em caixas com 24 ou 48 unidades, porém lojas como gardencenters vendem às vezes por unidade.


Bloco tradicional de espuma floral

Outros formatos são bolas, cones, anéis e discos em vários tamanhos. Recentemente foi lançado espuma floral na cor preta, que pode ser usada em arranjos ainda parcialmente descobertas (não há necessidade de esconder toda a espuma), fazendo parte do elemento decorativo.




Arranjo feito em espuma floral preta



Um bloco tradicional de espuma floral pesa em torno de 40 gramas e pode absorver 1.5 litros de água em aproximadamente 2 minutos. É possível acrescentar conservante floral na água antes de hidratar o bloco, desta forma a espuma floral estará hidratada com conservante! Quando hidrata-se a espuma, nunca a force para baixo da água, pois é provável que não vai hidratar por completo.


Abaixo nosso vídeo com instruções de como hidratar corretamente espuma floral:


Uma vez que a espuma floral foi hidratada, ela não vai conseguir hidratar novamente se secar. Para mantê-la hidratada deve-se continuamente fornecer água, para que as flores e folhagens durem por mais tempo.


Para aprender muito mais, conheça o nosso curso de formação profissional online: https://www.floraldesign.com.br/curso-de-formacao-em-arte-floral


Um grande abraço,


Ralph Dekker

Floral Design Brasil

info@floraldesign.com.br

www.floraldesign.com.br


66 visualizações

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

 

Holambra - SP

CNPJ 12.955.955/0001-81

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon

(19) 98227 1812

Apenas WhatsApp

Todos os direitos reservados para Floral Design Brasil © 2019