• Ralph Dekker

Como usar o fio de nylon em arranjos florais aéreos

Para pendurar estruturas de decorações florais em, por exemplo, ambientes de casamentos, há vários materiais adequados. Um material muito interessante é o fio de nylon, que pela transparência e espessura muita fina cria a sensação de que o arranjo floral está flutuando no ambiente.

Há muitos tipos de fio de nylon no mercado, classificados em número, espessura e consequentemente pela capacidade de sustentação. O nylon monofilamento transparente, como o nome já diz, é caracterizado por ser apenas um fio de nylon e está disponível em rolos com espessura em milímetros. A carga que o fio pode sustentar depende da espessura e também da marca. Normalmente essas informações são colocadas na embalagem.

Por exemplo, a marca Sunline Queen Star disponibiliza no Brasil a linha monofilamento número 18 com espessura 0,7 mm que suporta até 40 kg. Desta forma tem várias espessuras até 1,81 mm que suportam até 175 kg.

Também tem fio de nylon multifilamento, ou seja, com vários fios torcidos. Por ser mais espesso é menos transparente, mas muito mais forte que o monofilamento. Com uma espessura muito menor um fio de multifilamento pode suportar um carga maior que o monofilamento. A mesma marca Sunline tem fio de multifilamento número 8 com 0,416 mm e que suporta um peso de 40 kg. É mais difícil encontrar o fio multifilamento transparente em espessuras maiores.


Para pendurar uma estrutura com arranjo floral é necessário dar um nó forte e seguro no fio de nylon. Tem várias formas para fazer isto, um nó simples duplo ou triplo ou algo mais complexo. Ao lado um exemplo que funciona muito bem também.





Uma dica para evitar que o fio escorregue, uma vez feito o nó, é aquecer passando a chama de um isqueiro 2 ou 3 vezes pelo nó, sem que a chama encoste no fio. O nylon não pode derreter. Assim o nó não solta mais. Quando pendurar evite usar dois fios juntos, porque aparece muito mais. É melhor usar fios em vários pontos para distribuir o peso da estrutura.


Fio de nylon é facilmente encontrado para compra em lojas virtuais ou em lojas de materiais para pesca ou de construção.


Você quer aprender mais técnicas e ideias belas e criativas em arranjos florais aéreos para decoração? Convidamos você a assistir uma aula grátis do curso “Como fazer arranjos florais aéreos para decoração de casamentos, festas e eventos”.


Ralph Dekker

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

www.floraldesign.com.br

info@floraldesign.com.br

252 visualizações

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

 

Holambra - SP

CNPJ 12.955.955/0001-81

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon

(19) 98227 1812

Apenas WhatsApp

Todos os direitos reservados para Floral Design Brasil © 2019