A comercialização de flores e plantas estava indo bem durante os meses de janeiro, fevereiro e início de março de 2020, com uma projeção de crescimento real de 10 a 15% para o ano.
Mas então sofreu os impactos da pandemia. Com as restrições, o pessimismo se instalou diante de tantos prejuízos. Toneladas de flores e plantas foram jogadas fora, não apenas no Brasil, mas também na Holanda, principal centro de comercialização do mundo. Um cenário desolador a todos que têm nas flores o seu sustento.
Destruição de flores e plantas na Holanda - 24 de março de 2020
Números gerais do mercado brasileiro
No Brasil, no final do primeiro semestre as coisas começaram a melhorar um pouco, e em setembro o mercado zerou as perdas e atingiu o mesmo faturamento do ano anterior, vindo a fechar o ano com 5% de aumento das comercializações.
Segundo dados do Ibraflor - Instituto Brasileiro da Floricultura, o setor de flores e plantas ornamentais movimentou R$ 8,7 bilhões em 2019 e cerca de R$ 9,13 bilhões em 2020. O consumo percapita foi de R$ 42,00 em 2019.
Em todo Brasil são 8,2 mil produtores, 3 mil variedades de flores e plantas e uma área de produção total de 15 mil hectares. O setor gera cerca de 200 mil empregos em toda a cadeia. O estado de São Paulo é o maior produtor e consumidor de flores.
Mudanças de hábitos do consumidor
Com o aumento do trabalho em home office e as pessoas ficando mais tempo em casa, a comercialização de plantas foi a responsável pelo crescimento em até 20% no faturamento de alguns produtores individuais.
Houve crescimento nas vendas de flores e plantas por delivery e nos supermercados, que mantem-se funcionando durante a pandemia.
No ano passado, o Dia das Mães e Dia dos Namorados foram 'aquecidos', porque muitas pessoas enviaram flores devido ao isolamento social.
Festas e eventos cancelados
Nos anos anteriores à pandemia o setor de decoração de festas e eventos teve grande crescimento, sendo responsável por uma grande fatia da comercialização de flores e atraindo uma grande quantidade de profissionais para atuar neste segmento, tanto pela oportunidade de negócio quanto pelo glamour. Lamentavelmente, foi o setor mais prejudicado do mercado de flores pela pandemia.
Alguns decoradores de festas e eventos, que sofreram com eventos cancelados ou postergados, rapidamente reagiram e começaram a trabalhar com assinatura floral.
Enquanto festas e eventos não forem permitidos, o setor continuará a sofrer muitas perdas e a ter empresas do ramo estão encerrando as suas atividades.
Onde estão as oportunidades para quem trabalha ou quer trabalhar com flores?
É claro que estamos vivendo uma realidade difícil em todos os sentidos, mas não podemos desanimar, e sim, continuar com força, otimismo, atentos e preparados para as oportunidades.
O cenário é preocupante e de muita tristeza, e nisso, as flores e plantas podem trazer alegria e paz.
1. Assinatura floral
É a entrega semanal, quinzenal ou mensal de buquês e arranjos florais. Você oferece planos diferentes para seus clientes, em valores e periodicidade. Desta forma, não precisa investir em estoque de flores já que a venda é programada conforme seus contratos. Mas você precisa ter um bom acervo de peças como vasos, cachepôs, etc., de boa qualidade e bom design para ter competitividade. Também é fundamental conhecer as flores mais adequadas para assinatura floral, que são as que têm maior durabilidade, e como manuseá-las e conservá-las. Flores secas e desidratadas ganharam destaque nas opções de buquês e arranjos florais, utilizadas sozinhas ou combinadas com flores naturais.
2. Venda de plantas de interior e jardinagem
Ficou comprovado pelos números do ano passado que as plantas tornaram-se um sucesso na decoração e ambientação das residências. Além de deixarem os lares mais bonitos e aconchegantes, cuidar de plantas é um ótimo hobby. Há muitos colecionadores de plantas de interior que estão constantemente trazendo mais uma plantinha para casa. Você pode montar um catálogo para seus clientes, oferecer plantas de variedades mais exclusivas em potes e cachepôs diferenciados. Também pode oferecer coquetéis de plantas, que são várias plantas diferentes em um único vaso. As plantas suculentas tiveram um aumento de produção fantástico nos últimos anos, devido à sua grande variedade, versatilidade em design e facilidade de cuidar. Plantas de meia sombra ganharam muito espaço, assim como terrários.
Já que as pessoas estão ficando mais em casa, os jardins ganharam mais atenção. A prática de jardinagem é muito prazerosa e o Brasil é abençoado pelo clima e enorme número de espécies para jardins.
3. Datas comemorativas próximas
A Páscoa pode ser um bom momento para oferecer arranjos para decoração de mesas e flores como presente.
Se as restrições continuarem, pode ser que filhos não possam encontrar suas mães e flores são sempre o melhor presente no Dia das Mães.
Já no Dia dos Namorados, além das flores como presentes pode ser estimulada a venda de arranjos para a decoração de um jantar a dois, decoração de ambiente romântico.
4. Decoração de almoços e jantares em família
Pequenas comemorações familiares como almoços, jantares, aniversários, bodas, nascimentos. Você pode oferecer serviços de decoração de mesas. O assunto mesa posta vem ganhando um grande destaque nas mídias sociais e reflete o interesse das pessoas em tornar seus momentos mais bonitos e memoráveis.
5. Arranjos para condolências
Aqui está a parte mais delicada do segmento de flores, pois temos muitos alunos que não se sentem confortáveis em lidar com arranjos para condolências.
Nós acreditamos que é porque o que vem à mente são apenas as tradicionais coroas de flores, que têm aquele cheiro forte característico e muitas vezes são realmente de mal gosto. Culturalmente, o brasileiro quer que o funeral termine o mais rápido possível.
Porém, infelizmente, muitos estão impedidos de velar seus entes queridos. Enviar um buquê de flores ou arranjo floral pode ser uma forma respeitosa e carinhosa para com a família. Não podemos dar um abraço de conforto, mas podemos enviar um pouco de cor e beleza neste momento tão difícil.
Nosso intuito com este artigo é apresentar algumas alternativas. Talvez você se inspire nelas ou talvez a partir delas você encontre outras oportunidades em seu nicho de mercado. E lembre-se, mesmo com toda a crise instalada, a comercialização de flores cresceu 5% no ano de 2020.
O mais importante de tudo é a resiliência e a determinação, fazer planos e jamais deixar de buscar aprendizado, pois apenas assim estamos preparados para os desafios que nos chegam constantemente.
Desejamos que em breve a vida possa voltar ao seu curso normal, com muitas oportunidades de trabalho e saúde para todos.
Um grande abraço,
Ana Rita Gimenes
Floral Design Brasil
Escola Internacional de Arte Floral
Commentaires