top of page

Profissionalização em buquês de noiva e adornos florais

Trabalhar com flores é uma atividade bastante prazerosa e pode ser uma ótima fonte de renda. As possibilidades de atuação são inúmeras, tais como flores para presentes (loja física ou virtual), assinatura floral, decoração de eventos, arranjos para condolências, entre outras.


Um dos segmentos de destaque nos últimos anos é o de buquês de noiva e adornos florais, que ganharam ainda mais beleza e significado nas cerimônias de casamento.


Como jóias da arte floral, buquês de noiva e adornos florais são oferecidos em uma enorme variedade de formatos, estilos, cores, texturas e materiais utilizados.


Adornos florais são corsagens ou flor de lapela, tiara de flores, pente floral, pulseira de flores, etc.



Há muitos profissionais atuando exclusivamente com buquês de noiva e adornos florais, atraídos pelas seguintes vantagens:


  • Investimento inicial pequeno

Pouco investimento e pequeno risco, pois não precisa de um loja ou ateliê (pode trabalhar de casa em um pequeno espaço), não precisa de estoque de flores (compra conforme as vendas), necessita de uma pequena infraestrutura em ferramentas, acessórios, móveis, e afins.


  • Agenda flexível

O profissional tem mais flexibilidade de agenda, pois assume trabalhos conforme a sua disponibilidade. Não tem o compromisso de ter uma loja ou ateliê sempre abertos para receber clientes e trabalha com consultas em horários marcados.


  • Atuação em um nicho bem específico do mercado de flores

Assim o profissional pode colocar toda a sua energia em produtos, serviços e comunicação em buquês de noivas e adornos florais. Facilita a condução de seu negócio em termos de vendas e marketing. Começa de forma pequena e à medida que vai crescendo vai ampliando suas atividades em outras áreas do mercado de flores, se assim for seu interesse.


  • Grande possibilidade de parceria com outros profissionais e empresas

Ótimas parcerias podem ser estabelecidas com outros prestadores de serviços como empresas de aluguel e venda de vestidos de noiva, de jóias, de foto e vídeo, cerimonialistas, cabeleireiros, confeiteiros, espaços de festas, buffets, etc. Esta parceria pode ser através da indicação mútua através de seus websites, blogs, redes sociais, projetos mútuos, etc.


  • Realização pessoal com o desenvolvimento de um trabalho artístico

Arte floral é uma atividade manual e criativa. Exige do profissional muitas habilidades técnicas e acompanhamento das tendências do mercado. Em buquês de noiva há uma área de conhecimento maravilhosa para explorar, pois são as flores, as cores, as técnicas, tendências em vestidos, a estação do ano, e claro, as expectativas de noivas e noivos para atender, entre muitos outros fatores.


  • Buquês de noiva e adornos florais estão cada vez mais valorizados

Antes os buquês e adornos eram apenas mais um item da decoração, ao ponto de que decoradores ofereciam de 'brinde' o buquê no caso de fechamento da decoração, ou havia poucos tipos de buquês a escolher, devido à moda da época ou capacidade técnica do florista. Outro fator limitante é que antigamente a qualidade e a variedade das flores e folhagens disponíveis no mercado brasileiro não eram tão boas, e isso certamente limitava a criação de buquês tão bonitos e diferenciados. Atualmente os buquês e adornos ganharam uma enorme importância para noivas e noivos, que estão mais cientes do que querem em flores, estilo, tamanho, cores, e costumam indicar suas expectativas com fotos das mídias sociais.


  • Aumento do número de casamentos mais intimistas ou mini weddings e valorização dos ensaios fotográficos

Por mudanças culturais, limitação financeira ou mesmo por consequência das restrições impostas pela pandemia, tem aumentado muito o número de casamentos mais intimistas, ou mesmo casamentos realizados apenas em cartório e wedding destination (os noivos viajam sozinhos ou acompanhados por parentes diretos e amigos próximos para casar em um lugar maravilho). Assim, o buquê da noiva tem um significado ainda maior para a cerimônia e ensaios fotográficos.

No ano de 2019 foram realizados 1.024.676 casamentos no Brasil, destes, 9.056 foram de pessoas do mesmo sexo. Se você se interessou pelo assunto, que tal pesquisar o número de casamentos realizados em sua cidade ou região e como os profissionais estão atuando, quais produtos e serviços eles oferecem e quais oportunidade você pode aproveitar?


Se você tem interesse em aprender mais sobre este segmento, convido você a conhecer o nosso novo Curso Buquês de Noiva e Adornos Florais.










Grande abraço,


Ana Rita Gimenes


Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page