top of page

Os mais importantes formatos de buquês de noiva

Atualizado: 25 de fev. de 2022

Quando você estuda sobre os buquês de noiva e pesquisa quais são os tipos que existem no mercado internacional encontra uma grande variação de classificações. Elas podem ser por estilo, formato, tipo de flores ou materiais utilizados, entre outras. Mas muitas vezes estes critérios estão todos misturados, e você fica com mais dúvidas ainda.


Para esclarecer isso, neste artigo classificamos os buquês de noiva exclusivamente pelo seu formato. Estas classificações são utilizadas internacionalmente, por isso, colocamos também os nomes em inglês para que você possa explorar melhor aqueles dos quais mais gostar.


Como designer floral ou especialista em buquês de noivas é muito importante que você conheça estas classificações e as técnicas empregadas em cada um.

 

Buquês de noiva - classificação por formato:


1. Buquê Redondo (Round Bouquet)

Este é o mais conhecido dos buquês de noiva. Tem formato arredondado e utiliza mais flores do que folhagens. É bem equilibrado, harmonizado e simétrico. As flores são colocadas de forma mais compacta, ajustadada ou estruturada. Finalizado com fita amarrada na haste. Flores comumente utilizadas neste buquê são redondas, como rosas, peonias, crisantemos,






 

2. Buquê Desconstruído ou Assimétrico (Boho Bouquet)

Este é atualmente o buquê mais popular. Fácil de fazer, pois trata-se de um maço com flores amarradas aleatoriamente, não apertadas, sem preocupação com forma ou simetria. O resultado é casual, utiliza hastes em várias alturas. Finalizado normalmente com fitas de tecido coloridas e compridas. Este buquê utiliza comumente flores em vários formatos, sendo interessante flores de formato espigado e redondas juntas.

 

3. Buquê Biedermeier (Biedermeier Bouquet)

Este é um buquê em formato de meia esfera, onde as flores são colocadas de forma bem apertada, distribuídas uniforme e simetricamente, algumas vezes com formas geométricas. Podem ser decorados com pedrarias.










 

4. Buquê Posy (Posy Bouquet)

Este é o menor dos buquês, feito com flores pequenas e hastes curtas. Indicado para madrinhas e daminhas.










 

5. Buquê em Paralelo (Nosegay Bouquet)

Este buquê é elaborado com as flores colocas de forma bem compactada e com hastes em paralelo, formando um buquê arredondado. Normalmente utiliza apenas um tipo de flor, com formato de botão bem compacto.











 

6. Buquê Cascata (Cascade Bouquet)

Este buquê faz alusão há uma cascata de água, com as flores caindo abruptamente à frente, sendo mais largo na parte superior e afinando na parte inferior. Mais recomendado para noivas de alta estatura.







 

7. Buquê Crescente (Crescent Bouquet)

É um buquê em formato de meia-lua, um arco suave. As flores são colocadas mais compactadas no centro e estendem-se de cada lado, de forma mais afilada. Pode ser simétrico ou assimétrico.







 

8. Buquê Composto (Composite Bouquet)

Elaborado com uma grande quantidade de pétalas para chegar no formato de uma única flor grande.









 

9. Buquê de Braçada (Pageant Bouquet)

Este buquê deve ser carregado deitado nos braços da noiva. Comumente utiliza flores de formato alongado e hastes compridas.







 

10. Buquê Pomander (Pomander Bouquet)

Este buquê tem o formato de uma bola, as flores são colocadas em toda a sua extensão e são suspensas por um laço ou barbante, que é segurado pelas mãos ou pelo pulso da noiva ou daminhas.








 

11. Buquê de uma haste (Single Stem Bouquet)

Uma, duas ou três hastes de flores. Apesar de ser uma proposta singela, denota romantismo, elegância e suavidade. Flores mais comuns para esta proposta são rosas, peônias, rosas de jardim, proteas, dálias.










 

12. Buquê em Anel (Hoop Bouquet)

É um buquê elaborado em um anel de madeira, vime ou metal. Normalmente circular, mas pode ser também triangular ou quadrado. As flores preenchem normalmente a metade do anel.











 

13. Buquê em Gota (Tear Drop Bouquet)

Este é um buquê em formato de gota invertida. As flores são colocadas bem compactadas e normalmente cada haste deve ser aramada, para ter mais controle na manutenção da posição de cada flor ou folha.








 

Obviamente existem outras formas de buquês de noiva, mas muito pouco utilizadas. Alguns exemplos são: em formato de coração, pendentes, geométricos, etc.


A estatura da noiva, assim como o vestido escolhido, influenciam e podem até limitar a escolha do formato e tamanho do buquê. Mas os materiais a serem utilizados não têm qualquer limitação, e neste quesito, existe uma infinidade de opções em flores, folhagens e acessórios.


Se você deseja saber mais sobre o assunto, conheça o nosso Curso de Buquês de Noiva e Adornos Florais.



Um grande abraço,


Ana Rita Gimenes


Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page