• Floral Design Brasil

O que é importante saber para ter flores e folhagens de corte mais bonitas, saudáveis e duráveis

Atualizado: Fev 20



Quando ganhamos um buquê de flores ou compramos na floricultura ou supermercado, talvez não tenhamos a mínima ideia de todo o caminho percorrido pelas flores até este momento, quantas pessoas estão envolvidas em na cadeia da floricultura e quanto esforço e investimento é colocado para garantir que tenhamos as flores mais bonitas e de melhor qualidade possíveis.


A produção brasileira de flores merece bastante destaque por seu dinamismo e desenvolvimento tecnológico, sendo uma grande referência para os muitos setores de produtos agrícolas altamente perecíveis, pois utiliza processos de produção, comercialização e distribuição muito eficientes.


No Brasil, esta atividade agrícola tornou-se mais profissional a partir da década de 50, principalmente pelos esforços dos imigrantes japoneses da região de Atibaia/SP e holandeses da região de Holambra/SP. De lá para cá foram muitos anos de crescimento e desenvolvimento do setor, que acompanha a evolução e as exigências do mercado internacional.


Um dos grandes e contínuos desafios da cadeia de flores é fazer com que as plantas ornamentais, flores e folhagens de corte, devido à sua perecibilidade, cheguem com a máxima qualidade e o mais rápido possível ao consumidor final. E para viabilizar a rápida comercialização e distribuição todas as flores e folhagens cortadas devem ser acondicionadas em embalagens adequadas, classificadas por padrões de qualidade bem estabelecidos e armazenadas e transportadas em temperaturas controladas.


Citando apenas alguns exemplos do papel de cada elo da cadeia: laboratórios fazem grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas variedades, que além de mais bonitas, possuem maior produtividade para o produtor e duram mais nas mãos do consumidor. Também desenvolvem conservantes florais para aumentar a durabilidade das flores e folhagens. Produtores investem em tecnologia e mão de obra qualificada para produzir mais e melhor. Os centros de comercialização investem em melhores processos, infraestrutura e serviços para escoar rapidamente o produto, com transparência e confiança. Os distribuidores ou atacadistas por sua vez, investem em caminhões e galpões refrigerados.


Mas muitas vezes por desconhecimento ou por descaso alguns profissionais e empresas não zelam pela manutenção desta qualidade e o consumidor final, que além de receber um produto de qualidade inferior, paga bem mais caro devido às perdas ocorridas no processo de comercialização e distribuição do produto.


Saber comprar, manusear e conservar flores e folhas é conhecimento fundamental para todos os profissionais da ponta da cadeia, pois isto garante a continuidade dos cuidados tomados pelos elos anteriores, garante que você escolha os melhores fornecedores e desta forma os ruins acabam saindo do mercado ou tendo que investir em melhores processos, você ganha em produtos de melhor qualidade, menos perdas e clientes mais satisfeitos.


Mas a experiência de compra, manuseio e conservação de flores e folhas tão diferentes entre si não é algo que se adquire do dia para a noite. Você tem que estudar cada uma delas, saber todos os fatores que influenciam na sua qualidade e experimentar várias situações.


Reunimos abaixo algumas informações importantes para você saber:


A escolha do fornecedor e da origem de seus produtos

  1. Escolha bons fornecedores de seus produtos: que compram de bons produtores e que transportam e armazenam as flores e folhas de corte em água limpa e temperatura controlada, bem acondicionadas em embalagens e cestos apropriados, evitando danos mecânicos (quebras, machucados, dobras, amassados). Seus produtos devem ser frescos e saudáveis, suas instalações limpas e organizadas. Caso não tenha um bom fornecedor, o seu conhecimento e exigência das condições ideias pode fazer com que os fornecedores acessíveis melhorem seus serviços e produtos.

Cuidados a tomar no momento da compra

  1. Questione sobre a data de compra do produto por seu fornecedor;

  2. Você deve reconhecer o melhor ponto de colheita ou ponto de abertura das flores, pois flores colhidas em ponto errado não se desenvolverão em sua plenitude, colhidas antes do ponto podem não abrir e se passaram do ponto irão durar muito menos do que esperado;

  3. Saiba reconhecer se houve contaminação por bactérias e fungos através dos sintomas apresentados;

  4. Saiba reconhecer se houve infestação por pragas através dos sintomas apresentados,

  5. Conheça a disponibilidade das flores e folhas ao longo do ano, pois como todo produto agrícola, comprar na melhor estação muitas vezes garante melhor qualidade, durabilidade e preços;

  6. Conheça quais são as características esperadas, tanto físicas quanto comerciais de cada flor, como tamanho, variação do comprimento de hastes, número de flores por hastes, número de hastes por maço, o que indica a área do corte, cores disponíveis, etc.;

  7. Saiba as diferenças entre os produtos nacionais e importados e quando é melhor comprar um ou outro, se fo o caso.


Como transportar até a sua empresa ou casa

  1. Saiba como acondicionar em seu veículo os produtos comprados, de preferência mantê-los em água e nas embalagens originais. Se tiver que acondionar um em cima do outro, colocar os mais resistentes embaixo e os mais delicados em cima. Evitar luz direta, vento e transporte em horários com temperaturas mais frescas, madrugada ou início da manhã. Quanto mais rápido chegar na sua empresa, melhor.


Como deve ser o seu ambiente de trabalho e de quais produtos e ferramentas fazer uso

  1. O ambiente deve ser limpo, organizado, com controle de luz, temperatura, umidade do ar, água limpa e fresca;

  2. Bancadas e pisos apropriados;

  3. Baldes e ferramentas apropriados e higienizados,

  4. Câmara fria se possível, ou ambiente fresco, sem luz direta do sol e sem correntes de ar.

Conheça os cuidados necessários de suas flores e folhas

  1. Cada uma delas têm uma necessidade em temperatura, umidade do ar, luminosidade, hidratação, sensibilidade ao etileno diferentes. Sabendo disso, você pode reuni-las em grupos de acordo com suas necessidades.

  2. Para cada uma delas, saber quais são as doenças e motivos de perdas mais comuns, como respondem aos conservantes florais, quantos dias podem durar. Como posso explorar ao máximo suas características.


Para finalizar, você deve ter um conhecimento bem abrangente de sua matéria prima, assim como um chef de cozinha conhece todos os seus ingredientes, sabe como comprar, transportar, armazenar e todas as dicas sobre como melhor explorá-los. O florista ou designer floral tem uma bagagem vasta de conhecimento a adquirir.


Se você você deseja saber mais sobre as principais flores e folhagens de corte do mercado brasileiro e tudo que foi exposto acima de maneira ainda mais abrangente, e muitas outras informações essenciais, conheça o Manual técnico das 70 principais flores e folhagens de corte do mercado brasileiro, clique aqui.


Agradecemos pela leitura e esperamos ter ajudado. Para qualquer dúvida, estamos sempre à sua disposição!


Abraços,


Ana Rita Gimenes e Ralph Dekker

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

Posts recentes

Ver tudo

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

Contato

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

WhatsApp +1 403 707 7326 (Canadá)

Todos os direitos reservados para Floral Design Brasil 2021