top of page

Como aramar uma rosa para usar em buquês e arranjos florais

Primeiramente é melhor informar o porquê de aramar rosas para usar em buquês e arranjos florais. O principal motivo é que isso oferece possibilidades muito maiores para criar formas que não seriam possíveis usando a rosa no seu estado natural, como por exemplo, um buquê de noiva em formato de gota ou cascata.

No buquê em formato de gota ao lado as rosas foram todas aramadas individualmente. Depois montamos o buquê acrescentando uma a uma, de forma a criar um suporte fino, uniforme, elegante e fácil de carregar pela noiva.


Com as rosas aramadas você consegue colocá-las exatamente dentro da forma que desejada. Também ajuda a manter as flores no lugar que colocou dentro do buquê. Quando monta um buquê natural, sem aramar, às vezes as flores saem do lugar que você originalmente colocou. Então, com a técnica de flores aramadas você consegue criar formas e designs mais perfeitos e estáveis.








Outra vantagem é que você acaba criando um suporte mais fino e elegante para a noiva segurar. Quando montar o buquê com as hastes naturais muitas vezes o suporte é muito grosso e até mais pesado para segurar.








Antes de você aramar as flores, primeiro é muito importante hidratá-las bem. O procedimento correto é: retire as flores da embalagem, corte as hastes em diagonal, coloque em um recipiente limpo, com água limpa e conservante floral na dosagem correta e deixe por pelo menos 24 horas. Depois desse tempo as flores podem ser processadas para aramar (uma vez aramadas elas não têm mais fonte de água para se hidratar). Quando o buquê estiver pronto você pode colocar um conservante floral em spray (por exemplo Floralife Crowning Glory) por cima das flores para que elas mantenham sua beleza por mais tempo (você pode aumentar com isso em 5 a 6 horas de durabilidade das flores). Por via de regra um buquê aramado deve durar de 12 a 24 horas, mantendo em lugar fresco, fora de luz direta do sol e de correntes de ar. Neste vídeo ensinamos como aramar uma rosa com uma técnica que pode ser aplicada para várias outras flores:


Se você quer aprender mais sobre preparo de flores, aramar flores, folhas e buquês ingresse no curso online de formação profissional: https://www.floraldesign.com.br/curso-de-formacao-em-arte-floral Um grande abraço, Ralph Dekker

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral info@floraldesign.com.br

324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page