top of page

Como flexibilizar uma flor de calla ou copo-de-leite

A calla, ou Zantedeschia aethiopica, é uma flor de bulbo com disponibilidade o ano todo e pico de produção na primavera. É uma prima do 'copo de leite' que encontramos na natureza do Brasil, porém a calla possui maior durabilidade e maior variedade de cores disponíveis no mercado, enquanto que o copo de leite é encontrado apenas nas cores branca e branca com verde.


O bulbo de Zantedeschia é importado principalmente da Holanda e por apresentar várias dificuldades na sua produção tem custo alto. A produção em áreas de temperatura amena resulta em produtos de melhor qualidade, e por isso a Zantedeschia é produzida nas regiões de maior altitudes no Brasil. Dependendo do tamanho do bulbo e condições da produção, a haste pode chegar a 70 centímetros de comprimento com uma flor de 15 centímetros. A flor na verdade fica na espiga dentro do copo colorido e é minúscula.


O copo (erroneamente chamado de flor) é uma folha deformada e colorida que tem o propósito de atrair insetos, que quando entram no copo e encostam nas flores fazem a polinização. As muitas cores de Zantedeschia que hoje encontramos não são todas 'naturais'; produtores criam em laboratório novas variedades e cores continuamente.


Normalmente a haste de Zantedeschia é bastante flexível. Entretanto, ela fica mais rígida quando está bem hidratada e armazenada em temperaturas baixas, por exemplo em câmara fria.


1. Para tornar a haste mais flexível você pode deixar-lá fora da água por algumas horas e assim pode até 'enrolar' a haste dentro de um vaso de vidro tipo aquário.


A Zantedeschia é uma flor que pode ficar bastante tempo sem água e não perder sua beleza. Não são muitas flores que podem ficar muito tempo fora de água, especialmente em temperaturas mais altas como no Brasil. Uma outra flor que suporta uma breve desidratação para torná-la mais flexível é a tulipa. Ambas as flores podem se hidratar novamente depois deste procedimento (faça um novo corte antes de hidratar), deixando as hastes mais rígidas novamente.




2. Mas muitas vezes não dispomos de tempo de desidratação da flor para poder manipulá-la. Então podemos utilizar outra técnica, que funciona muito bem com as Zantedeschias. Com uma faca solte uma lâmina ou uma parte lateral bem fina da haste, de baixo para cima (até próximo do botão). É necessário somente uma 'lasquinha' fina para conseguir o resultado. Imediatamente a haste fica bem flexível para enrolar em vasos até bem pequenos.


No vídeo abaixo ensinamos como fazer isto:


Quando usar essa técnica a durabilidade da flor será prejudicada, mas por outro lado você tem um resultado imediato.

Se você quer aprender mais técnicas em arranjos florais, veja nosso blog e conheça nosso curso de formação profissional em arte floral: https://www.floraldesign.com.br/curso-de-formacao-em-arte-floral


Grande abraço,


Ralph Dekker

Floral Design Brasil

www.floraldesign.com.br

989 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page