top of page

Como aramar uma folha grande

Folhagens, assim como as flores, também podem ser aramadas para serem usadas em buquês e arranjos florais, abrindo-se mais possibilidades de criações como por exemplo novas formas ou às vezes simplesmente para mantê-las fixas em uma determinada posição no arranjo ou buquê.



Com o apoio de um arame, mesmo as folhas maiores como da aspidistra (ao lado) podem ser manipuladas. O arame mais adequado para isto é de 0,7 a 0,9 mm de espessura.


Outras folhas que podem ser aramadas assim são dracena, jiboia, monstera pequena (costela de adão), anthurium e curculigo.



Essas folhas grandes não são aramadas com a mesma técnica usada para as flores ou folhas menores. A técnica aplicada para as folhas grandes é a colagem dos arames no verso das folhas. Para isto é usada uma fita colante à prova d'água (fita "waterproof"). Você pode usar outras fitas não à prova d'água, entretanto quando usar numa superfície úmida, como uma folha natural, a fita à prova d'água tem maior adesão e não se solta. Essas fitas são vendidas na cor verde folha, ficando imperceptíveis nos arranjos e buquês.






Exemplo arranjo com folha de dracena fragrans aramada

Veja a seguir como usar esta técnica em uma folha de aspidistra:



Os materiais que você precisa para essa técnica são o arame reto de florista, com 40 ou 50 cm e a fita waterproof ou à prova de água.



Se você quer aprender mais técnicas em arte floral, veja outros artigos neste blog ou assista a uma aula gratuita do nosso curso de formação profissional online:


Grande abraço,


Ralph Dekker

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

64 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page