top of page

Como cortar as hastes de flores com uma faca

A partir do momento em que o produtor colhe as flores na sua produção, o tempo de vida delas começa a diminuir devido à interrupção do fornecimento de água e nutrientes realizado principalmente por suas raízes.


Existem várias formas para prolongar a vida útil das flores cortadas e uma delas é o corte que fazemos quando as recebemos. Usando um alicate de poda, desde que esse corte seja feito em diagonal e com lâmina bem afiada, essa técnica pode ser muito útil e eficiente quando você precisa cortar grandes quantidades de hastes de flores. Cortamos flores em diagonal para ter uma maior área para absorção de água e nutrientes. A desvantagem dessa técnica é que as hastes podem ser 'esmagadas' na hora de cortar, e mesmo que pouco, os vasos dilatadores presentes nos talos podem deixar passar menos água do que quando é feito um corte mais preciso e sem esmagar. Outra desvantagem é que normalmente você precisa das duas mãos para trabalhar com alicates e por isso cada vez que corta uma haste você coloca o alicate na mesa. Esse movimento consome tempo (pense fazendo isso centenas de vezes por dia), mas também um barulho irritante cada vez que o alicate bate na mesa. Imagine um equipe com todo mundo fazendo isto dia inteiro!


Uma técnica muito melhor para as flores e mais eficiente para você é cortar com uma faca bem afiada. A melhor forma para fazer isto é encostar a lâmina em 45 graus contra o talo e empurrar o talo contra a lâmina com dedo polegar . Agora com um movimento rápido com o braço em direção ao seu corpo, e mantendo o pulso firme, você corta o talo em diagonal. A faca bem afiada faz um corte limpo, sem esmagar o talo e ainda você pode manter a faca na sua mão, sem precisar soltar na mesa depois de cada corte. Ela funciona quase como um décimo primeiro dedo. Você vai poder pegar outras flores, mesmo segurando a faca na sua mão, ou até mesmo por exemplo atender o telefone ou anotar algum recado. Sua velocidade de trabalho é muito maior, e não tem esse barulho irritante do alicate batendo na mesa cada vez que corta uma haste.


É muito importante usar uma faca bem afiada e investir em um afiador para conseguir fazer um corte fácil, rápido e limpo. A lâmina da faca deve fazer o trabalho de corte, e por isso não pode dobrar o talo sobre a lâmina como na foto. Também não coloque seu dedo polegar na ponta do talo, mas do lado oposto da lâmina. Para praticar use primeiro um talo não muito duro, como por exemplo de crisântemo ou alstroeméria. Se usar um talo muito lenhoso, como da folhagem murta, pittosporum ou até mesmo uma rosa, será mais difícil praticar.

Sempre depois que use a faca, por exemplo no final do dia, é necessário higienizar. Isto significa limpar com por exemple detergente, mas também desinfectar para tirar qualquer possibilidade de espalhar bactérias ou doenças nas flores que vai usar dia seguinte.


No vídeo seguinte ensinamos o corte de alstroeméria:



A faca de florista pode ser bem simples (com menor durabilidade) ou então mais sofisticada que pode durar a vida toda.




Se você quer aprender mais sobre como cortar flores e folhagens e o uso das principais ferramentas e acessórios para um florista ou decorador profissional, além de uma grande quantidade de buquês e arranjos florais, conheça o curso de Formação Profissional em Arte Floral: https://www.floraldesign.com.br/curso-de-formacao-em-arte-floral

Um grande abraço,


Ralph Dekker

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

602 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page