• Floral Design Brasil

Como hidratar a espuma floral corretamente

A espuma floral foi desenvolvida nos anos 50, nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil somente no final dos anos 70. Antes da espuma floral usava-se muito musgo encharcado para montar bases e fixar flores e folhagens para arranjos. Esse musgo até hidratava um pouco as flores e folhas, mas elas estragavam mais rapidamente pelas bactérias e fungos presentes no musgo.

Espuma floral é um sub produto de petróleo, e o produto tradicional não é biodegradável, levando anos para se decompor na natureza. Ele é entretanto, neutro, e por isso não emite nenhuma toxina depois de descartado. Para fins de reciclagem pode ser colocado junto com plásticos.

A empresa OASIS desenvolveu uma espuma floral recentemente que é mais bio degradável, levando quase 2 anos para se decompor, que é muito menos do a que espuma floral tradicional.



Hoje existe uma infinidade de formatos e tamanhos de espuma floral no mercado, inclusive no Brasil. O formato mais comum é bloco ou "tijolo" vendido no atacado em caixas com 24 ou 48 unidades, porém lojas como gardencenters vendem às vezes por unidade.


Outros formatos são bolas, cones, anéis e discos em vários tamanhos. Recentemente foi lançado espuma floral na cor preta, que pode ser usada em arranjos ainda parcialmente descobertas (não há necessidade de esconder toda a espuma), fazendo parte do elemento decorativo.

Um bloco tradicional de espuma floral pesa em torno de 40 gramas e pode absorver 1,5 litros de água em aproximadamente 2 minutos. É possível acrescentar conservante floral na água antes de hidratar o bloco, desta forma a espuma floral estará hidratada com conservante! Quando hidrata-se a espuma, nunca a force para baixo da água, pois é provável que não vai hidratar por completo.



Arranjo floral feito em espuma floral preta


Abaixo nosso vídeo com instruções de como hidratar corretamente espuma floral:


Uma vez que a espuma floral foi hidratada, ela não vai conseguir hidratar novamente se secar. Para mantê-la hidratada deve-se continuamente fornecer água, para que as flores e folhagens durem por mais tempo.


Para aprender muito mais, conheça o nosso curso de formação profissional online: https://www.floraldesign.com.br/curso-de-formacao-em-arte-floral


Um grande abraço,


Ralph Dekker

Floral Design Brasil

info@floraldesign.com.br

www.floraldesign.com.br

77 visualizações

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

Contato

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

WhatsApp +1 403 707 7326 (Canadá)

Todos os direitos reservados para Floral Design Brasil 2020