top of page

Porque investir em uma câmara fria para flores

A preservação da qualidade e da durabilidade de flores e folhagens deve ser uma das prioridades para quem trabalha com flores. Da mesma forma que verduras, frutas, carnes e outros produtos perecíveis são armazenados em ambientes apropriados, as flores também precisam ter um ambiente refrigerado para manter sua qualidade.


Apesar das geladeiras proporcionarem um ambiente com temperaturas mais baixas para as flores, elas não são muito eficientes e não aconselha-se utilizá-las profissionalmente. Quando você abre a porta de uma geladeira quase todo ar gelado sai e demora para resfriar novamente, especialmente quando você guarda flores recém chegadas e não resfriadas ('quentes'). Uma outra questão a considerar, o tamanho de uma geladeira permite armazenar uma quantidade muita pequena de flores. E mais, a conta de energia é proporcionalmente muito maior quando usa-se uma geladeira em comparação com uma câmara fria.


Uma câmara fria é uma sala com paredes e teto feito de placas com material isolante, normalmente EPS (poliestireno expandido), PUR (poliuretano) ou PIR (poliisocianurato). O material isolante é revestido com chapas de aço ou de alumínio pré-pintadas. Quando a câmara fria é de congelamento (no caso de carnes por exemplo), o piso também é isolado. A porta é feita do mesmo material isolante que as placas da parede e do teto. Dependendo da temperatura desejada para a câmara fria a espessura da placa muda. Para flores a temperatura mínima é de 1 grau Celsius e por isso uma placa de 100 mm de espessura é o suficiente.


Quando planejar investir em câmara fria, você pode encomendar o tamanho personalizado dentro das suas necessidades e espaço. Para ter melhor aproveitamento e eficiência é melhor planejar sempre uma altura mínima de 250 cm. Uma das vantagens da câmara fria é o estoque de ar refrigerado para esfriar rapidamente flores 'quentes' ou de temperatura ambiente (inclusive os baldes e água) para uma temperatura de, por exemplo, 2 graus. O estoque de ar frio também evita que as flores já refrigeradas sofram com um aumento grande de temperatura quando a porta é aberta ou quando entram mais flores 'quentes'.


A estrutura da câmara fria deve ser protegida do sol e da chuva, para ter um melhor rendimento, preservar os painéis e garantir durabilidade por muitas décadas. O motor da câmara fria deve estar num ambiente ventilado, pode até ser no exterior do prédio desde que tenha alguma proteção do sol e chuva (mas não tem problema se pegar um pouco de sol ou chuva). Existem motores modernos com pouquíssimo barulho que podem até ficar dentro do prédio onde a câmara fria está instalada.


Se você quiser usar a câmara fria como vitrine dentro da sua loja ou estúdio existem várias formas para deixar com um visual atraente. O vidro ou acrílico usado normalmente é duplo com uma resistência dentro para não embaçar quando ocorrem variações de temperatura.



Uma outra vantagem para colocar a câmara dentro da sua loja é que, pela exposição, você deixará esta área sempre limpa e organizada. Mesmo com temperaturas baixas é importante periodicamente desinfetar toda área da câmara para tirar possíveis bactérias que possam prejudicar a qualidade das flores. Eu diria uma vez a cada 1-2 meses, se ela é mantida limpa.


Antes de comprar uma câmara fria primeiro defina qual lugar e espaço que você tem disponíveis, considerando como falado anteriormente uma altura mínima de 250 cm. Depois, procure possíveis fornecedores e instaladores na sua região. Hoje você pode encontrar facilmente na Internet e comprar online câmaras frias nas medidas padronizadas. Sugiro procurar um montador com referências, não somente para montar mas também para manutenção periódica (1 x por ano) ou para poder chamar numa eventual emergência. Para ter uma ideia de valores, na Lojas Americanas encontramos esta oferta, em fevereiro de 2020:


Tem modelos mais em conta, mas este tem uma boa altura que garante mais estoque (reserva) de ar gelado, para quando abrir a porta ou entrar material quente a temperatura no interior não seja muito afetada.

Para aproveitar melhor o espaço você pode instalar uma mesa ou bancada para colocar baldes com flores e folhagens em baixo e em cima. Fique atento para manter um espaço para manobrar dentro, um pequeno corredor. Não deixe sua câmara fria abarrotada de flores e folhagens porque vai acabar perdendo mercadoria por falta de visão do que tem.


Para concluir, não esqueça de uma boa iluminação de luz branca, para conseguir enxergar com facilidade as flores e cores que vai precisar.

Este artigo foi útil? Você tem alguma dúvida? Comente e inscreva-se em nosso blog para receber mais informações.


Grande abraço,


Ralph Dekker

Floral Design Brasil

Escola Internacional de Arte Floral

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page